Métricas para otimizar um negócio por assinatura

Postado por Tiqer em 24 de fevereiro de 2017

Este artigo fornece uma visão global detalhada dos principais índices necessários para entender e otimizar um negócio por assinatura. As empresas de software que vendem software baseados em assinatura são frequentemente chamadas de SaaS (SaaS = Software as a Service) e usaremos ambos os termos nesse artigo.

Negócios baseados em assinatura são mais complexos que os negócios tradicionais. Os índices de negócios tradicionais falham completamente em capturar os fatores-chave que impulsionam o desempenho do SaaS. No mundo da assinatura, há algumas variáveis-chave que fazem uma grande diferença em resultados futuros. Esse post destina-se a ajudar os negócios por assinatura, também chamados de SaaS, a compreenderem quais as variáveis que realmente importam, e como medi-las e agir sobre os resultados.

Qual a grande diferença em negócios por assinatura?

SaaS e outros negócios de receitas recorrentes são diferentes porque a receita para o serviço tem um prazo extendido (ciclo de vida de um cliente). Se um cliente está satisfeito com o serviço, ele vai contrata-lo por um longo prazo, e o lucro com esse cliente vai aumentar consideravelmente. Por outro lado, se um cliente está insatisfeito, ele vai trocar rapidamente, e o negócio provavelmente perdera o dinheiro investido para conquistar esse cliente. Esse fato cria uma dinâmica diferente em um negócio com receitas não-recorrentes: e necessário empenho nestas duas etapas

Ha duas etapas muito importantes que precisam de ações direcionadas:

  1. Adquirir o cliente
  2. Preservar o cliente (para maximizar as vendas durante o seu ciclo de vida)

Devido à importância da retenção de clientes, vamos focar em diversos índices que nos ajudam a entender a retenção do cliente. Mas primeiro vamos dar uma olhada nos índices que ajudam a entender se o seu negócio SaaS é viável financeiramente.

O Fluxo de Caixa da subscrição

Negócios por assinatura enfrentam perdas significativas nos primeiros anos. Isso ocorre porque eles têm que investir intensivamente de maneira antecipada para adquirir o cliente, mas só recuperam os benefícios desse investimento após um longo prazo. Quanto mais rápido o negócio crescer, pior serão as perdas.

Em vários negócios baseados em assinaturas, isso também se traduz em um problema de fluxo de caixa, porque só é possível obter o pagamento do cliente a cada mês. Para ilustrar o problema, vamos supor que estamos gastando R$6.000 para adquirir o cliente, e faturá-los à uma taxa de R$600 por mês. Dê uma olhada nestes dois gráficos a partir desse modelo:

Se experimentamos inicialmente um fluxo de caixa negativo para um cliente, então o que acontecerá se começarmos muito bem e adquirirmos muitos clientes ao mesmo tempo? O modelo mostra que o fluxo de caixa fica mais negativo se aumentarmos a taxa de crescimento.

Mas há uma luz no fim do túnel, como eventualmente há dinheiro suficiente do cliente ativo para cobrir o investimento necessário para os novos clientes. Nesse ponto, o negócio tornaria positivo o fluxo de caixa - supondo que você não decidiu aumentar os gastos em vendas e marketing.

Por quê o crescimento é importante?

Sugerimos que assim que a empresa demostrar sucesso, deve-se investir agressivamente para aumentar a taxa de crescimento. Você pode se perguntar: Por quê?

As empresas de assinatura e SaaS são geralmente um jogo "vencedor-leva-tudo" e, portanto, é importante conquistar participação de mercado o mais rápido possível para se certificar de que você é o vencedor em seu espaço. Desde que você possa demonstrar que esse crescimento levará eventualmente à lucratividade, os investidores recompensarão um crescimento mais alto com avaliações mais elevadas. Há também um prêmio para o líder de mercado em um espaço particular.

Economia unitária

Devido ao aumento do prejuízo inicial, maior é o sucesso da empresa na aquisição de clientes, e é muito mais difícil para a gerência e os investidores imaginarem se um negócio por assinatura é financeiramente viável. Precisamos de algumas ferramentas para nos ajudar a descobrir isso.

Uma ótima maneira para entender qualquer tipo de negócio é respondendo à pergunta seguinte:

Posso obter mais lucro dos meus clientes comparado aos custos que tenho para adquiri-los?
Se trata efetivamente de um estudo de economia unitária de cada cliente. Para responder, precisamos de dois índices:

  1. LTV – the Lifetime Value of a customer ou o valor do ciclo de vida de um cliente
  2. CAC – the Cost to Acquire a Customer ou o custo de aquisição de um clientes

Empreendedores são geralmente muito otimistas sobre o custo de aquisição de um cliente. Isso provavelmente vem da crença de que os clientes estarão tão entusiastas com o que eles construíram, que eles irão continuar comprando o produto. Porem, a realidade é muitas vezes bem diferente!

O seu negócio SaaS é viável?

Existem duas orientações rudimentares que poderiam ser usadas para julgar rapidamente se o seu negócio SaaS é viável. A primeira é uma boa maneira para descobrir se você será rentável no longo prazo, e a segunda refere-se ao tempo de rentabilidade.

Os melhores negócios SaaS tem um LTV (valor do ciclo de vida ) 3 vezes maior do que o CAC (custo de aquisição) e alguns até 7 vezes maior. No entanto, muitas empresas SaaS saudáveis não cumprem estas orientações no início.

A segunda orientação (Meses para Recuperar o CAC) refere-se ao tempo requerido para um fluxo de caixa positivo. Empresas maiores, como operadoras de telefonia móvel e empresas de cartões de crédito, podem se dar ao luxo de ter mais tempo para recuperar o CAC, já que têm acesso a toneladas de capital barato. Startups, por outro lado, acham tipicamente que o capital é caro no início. No entanto, mesmo se o capital for barato, e forem necessários meses s para recuperar o CAC, isso significara um ótimo indicador do bom desempenho de uma empresa SaaS. Você pode conferir o gráfico abaixo que mostra como a rentabilidade é enfraquecida se o tempo para recuperar o CAC se estender além de 12 meses.

Gostaria de ressaltar que são apenas orientações, há sempre situações em que faz sentido rompê-las.

Utilizações para essas orientações

  1. Diferentes fontes de lead (por exemplo, Google AdWords, Facebook, TV, Rádio, etc.) têm custos diferentes associados a eles. As orientações ajudam a entender se algumas das opções de geração de leads mais caras fazem sentido financeiro. Se eles cumprirem essas orientações, faz sentido dar um impulso nessas fontes (supondo que você tenha o dinheiro).
  2. Seguindo a segunda orientação, e prosseguindo retroativamente, podemos dizer que se estamos recebendo 500USD por mês, podemos nos dar o luxo de gastar até 12x esse valor (ou seja, 6.000USD) na aquisição de cliente. Se estamos gastando menos do que isso, você pode ser mais agressivo e gastar mais em marketing ou vendas.
  3. Há uma outra forma importante de usar esse tipo de orientação: a segmentação. Empresas em fase inicial muitas vezes estão testando sua oferta com vários tipos diferentes de clientes e preços. É muito útil para examinar quais segmentos mostram o retorno mais rápido ou o maior LTV para o CAC, a fim de entender qual será o mais rentável para prosseguir.

Dois tipos de negócios por assinatura

Existem dois tipos de negócios por assinatura/Saas:

  1. Aqueles com contratos mensais. Nesse negócio, o foco principal será no MRR (Monthly Recurring Revenue ou receita recorrente mensal).
  2. Aqueles com contratos anuais. Aqui, o foco principal será no ARR (Annual Recurring Revenue ou receita recorrente anual). Na maioria das vezes neste artigo, vou me referir ao MRR. Isso significa usar o MRR se você for o primeiro tipo de negócio, mas use o ARR se você for o segundo tipo de negócio.
Se voce se enquadra no primeiro tipo de negocio descrito acima, utilize o MRR. Caso se enquadre no segundo tipo, e aconselhável utilizar o ARR.

SaaS MRR: Três Elementos Contributivos

Todos os meses em um negócio SaaS, existem quatro elementos que contribuem para quanto o MRR vai mudar em relação ao mês anterior:

O que acontece com o novo cliente adicionado no mês:
  1. Novo MRR
O que acontece na base instalada de clientes:
  1. Churned MRR (clientes existentes que cancelaram sua assinatura. Sera um número negativo)
  2. Expansão de MRR (clientes existentes que expandiram sua assinatura)
  3. Contração de MRR (clientes existentes que diminuíram sua assinatura)
A soma destes quatro itens compõe a sua variação líquida no MRR:
Variação MRR = Novo MRR + Expansão - Contração - Churned MRR

Eu recomendo que você faca um acompanhamento usando um gráfico semelhante ao seguinte:

Este gráfico mostra os três componentes do SaaS MRR e a variação líquida no MRR. Ao quebrar cada componente, você pode acompanhar os elementos-chave que estão conduzindo o seu negócio.

A importância da Retenção de Cliente

No início de um negócio SaaS, o churn realmente não importa tanto. Digamos que você perde 3% de seus clientes todos os meses. Quando você só tem uma centena de clientes, perder 3 deles não é tão terrível. Você pode facilmente sair e encontrar outros 3 para substituí-los. No entanto, como o seu negócio cresce em tamanho, o problema se torna diferente. Imagine que o seu negocio cresceu e agora tem um milhão de clientes. 3% de churn significa que você está perdendo 30.000 clientes todos os meses! Este acaba sendo um número muito mais difícil de ser substituído.

Um aspecto frequentemente esquecido é que a taxa de churn, combinada com a taxa de MRR novo acrescenta, e não só define, o quão rápido você pode aumentar o negócio, ele também define o tamanho máximo que a empresa pode alcançar. Veja o gráfico abaixo.

A solução final para o problema de churn é chegar ao Churn negativo: a receita que você perde porque os clientes partem é mais do que compensada por uma expansão da receita dos clientes que ficam.

Existem duas maneiras de obter essa receita de expansão:

  1. Use um esquema de preços que tem um eixo variável, como se fosse um número de assentos utilizados, o número de leads rastreados, etc. Dessa forma, como seus clientes expandem o uso de seu produto, eles pagam mais.
  2. Upsell / Cross-sell em versões mais potentes do seu produto, ou módulos adicionais.