Estratégia de preços SaaS

Postado por Tiqer em 24 de fevereiro de 2017

A primeira coisa a ser claramente entendida ao desenvolver a sua estratégia de preços SaaS é que o preço é, primeiramente, definido pela oferta e pelo marketing do seu produto. Se você acha que a concepção da sua estratégia de preços SaaS é influenciada pelas considerações financeiras, operacionais ou mesmo de vendas, então você está fazendo isso errado.

Isso significa que qualquer pessoa que elabora um preço para o seu aplicativo software como o resultado de um cálculo de planilha está fazendo isso errado. A planilha não deve indicar qual é o seu preço... o seu preço deve ser algo que você insere na planilha para calcular a sua estimativa de receita desejada, de taxa de crescimento futuro, de rentabilidade, etc.

A segunda coisa a ser claramente entendida: Ninguém sabe qual deveria ser o melhor preço para sua oferta SaaS.

Tudo o que podemos fazer é obtê-lo DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL e entender que os preços não são uma decisão "define e esqueça", mas estão em constante evolução e mudança conforme as forças do mercado, feedback dos clientes, etc.

Considere o Cliente em Primeiro Lugar

Quaisquer técnicas ou estratégias que não levam o CLIENTE em consideração como ponto principal ao desenvolver um preço, não vai o aproximar do seu objetivo.

Olha, é fácil vender coisas baratas ... preços mais altos realmente exigem que você conheça melhor o seu cliente!

Lembre-se que os clientes geralmente se preocupam UNICAMENTE com o seu resultado desejado e como isso os afeta. Isso significa - inicialmente - não foque nas funcionalidades; foque nos RESULTADOS.

Portanto, o melhor preço é o preço que se alinha com o valor que seus clientes obtêm do seu produto, em vez de escolher um preço baseado no custo subjacente para elaborar e entregar o SaaS, os preços de mercado, as margens específicas, etc. Algo como custo + margem de lucro não faz sentido nenhum.

A regra das 10x

A chave para esta estratégia de preços é conhecer o valor do seu serviço conforme percebido pelos seus clientes-alvo. Uma maneira muito boa de determinar seu preço - porque isso exige que você compreenda realmente o cliente - é seguir a regra das 10x.

Regra das 10x: ”Nós cobramos esse tanto porque os nossos clientes ganham pelo menos 10x mais esse valor."

Se eu vender algo por 100 reais, eu quero oferecer pelo menos um valor de 1.000 reais para meus clientes ... no mínimo.

Você faz isso porque você entende o resultado desejado, objetivos, oportunidades, problemas, etc. do seu cliente. Você não faz isto comparando seu preço com serviços competitivos, mas comparando seu preço ao que faria o seu cliente tendo que reproduzir isso ele mesmo, com um pessoal menos eficiente e mais caro.

E você pode lembrá-los - talvez não com tantas palavras - que você deve cobrar um preço premium para poder ter uma margem suficiente para fornecer um valor e uma experiência extraordinária!

Mas não lembre isso somente A ELES... lembre-se disso para você mesmo ... cobrar um premium para poder verdadeiramente oferecer um serviço PREMIUM!

Se você usar esse método para determinar um preço, ficará claro rapidamente que entregar uma 10x ROI (Retorno sobre o investimento) é bem fácil. Na verdade, uma vez que você começa a fazer isso, você verá como pode ser verdade que se você cobrar muito pouco, um 10x ROI não é tão excitante e como um preço baixo poderia realmente reduzir a sua credibilidade no mercado.